domingo, 26 de abril de 2009

Um ensaio sobre Amizade



Meu amigo Padilha ontem me fez pensar sobre amizade, sobre saudade, sobre valores de o que realmente seria a felicidade. Ele refletiu sobre pequenos atos que fazem a vida um pouco mais feliz e de alguma forma, a linha de raciocínio que ele desenrolou do pitoresco carretel remendado que é a vida, me fez pensar sobre a amizade, sobre os amigos.
O que é a amizade? O que é um amigo? Amigo é aquele que agente sempre encontra pra sair e que curte a festa,e abraçado canta duas ou três musicas desafinadamente e alegremente a noite toda, e no outro dia zoa comigo no MSN as micagens da noite passada? Bom, se esse é o modelo de amizade eu tenho duas dúzias de amigos, talvez o termo amizade tenha caído de moda e a interpretação pra ele hoje seja algo mais brando, como : “amigo é aquele cara que eu gosto de estar e que no lugar certo naquele dia vai suprir minhas necessidades de estar com alguém”. E a amizade tem perdido seu valor, hoje amizade é algo comercial, “se você tem grana pra sair comigo, opah! você é meu mais novo amigo!” ou “se você joga futebol tão bem quanto eu, seja bem vindo ao time e à mesa dos amigos”. Mas o dinheiro acaba, todo mundo tem sua fase perna-de-pau, e aquele amigo que não joga bola tão bem ou que sempre estava sem grana pra sair é imediatamente tirado da gaveta e como se nada tivesse acontecido ele se torna o mais novo velho companheiro de aziar, então tudo que o talento ou o dinheiro pode pagar torna-se obsoleto e o simples fato de estar perto se torna de uma valia incalculável.

Para min. A amizade é simplesmente gostar de uma pessoa que acrescenta apenas por sua personalidade, pelo seu jeito de ser, e não importa o lugar ou a circunstancia você consegue ser feliz apenas pela simplicidade.

Eu tinha um amigo que era muito, muito lesado e não acrescentava em nada na minha vida, mas não sei por que eu gostava de estar com ele e me importava muito em sempre ter ele por perto, um dia ele viu que com o dinheiro dele ele podia muito mais, ele podia ter mais amigos, ter mais garotas, ter tudo que eu tenho com um pouco mais de esforço e que a minha presença não era mais tão importante então numa discussãozinha corriqueira de adolescentes como se fosse à coisa mais simples do mundo ele disse: - ótimo não fale mais comigo, acabou a amizade! – e acabou mesmo pois ele não precisa de mim pra nada ele tem vários “amigos”,ele tem o do futebol, o do vídeo game, o da mulherada, o do colégio e assim vai... ele tem um amigo pra cada santo que um católico tem, se ele ta feliz assim eu fico feliz por ele, mas descobrir que a amizade dele por min era tão descartável quanto o dinheiro me deixou meio chateado, ele faz falta pra caralho.

Eu tenho grandes amigos, e são amigos mesmo, alguns ainda nem tem um ano que eu os conheço outros eu nunca vi chorar mas são amigos, pelo menos eu os amo como amigos, são os caras q riem comigo das coisas mais idiotas do mundo, que falam merda na hora que não é pra falar, que arrotam na mesa na hora que não é pra arrotar é que fazem de uma tarde atoa a tarde mais espetacular da Terra. E foram muitas elas. Do lado deles as horas voam os dias acabam rápido, a distância as vezes é cruel, as saudades são imensas e o tempo as vezes chega a ser covarde de tão lento que passa quando agente ta longe. Mas a amizade é verdadeira e quando ele é declarada de ambas as partes se torna tão forte quanto um elo de aço e o tempo e a distancia perdem o valor e nesse jogo só a saudades sai ganhando, mas nunca é por muito tempo. Amo demais vocês meus amigos.